Como tirar cisco do olho? Técnicas para não machucar o olho

A melhor maneira de tirar cisco do olho é lavando com água abundante ou soro fisiológico. Caso isso não seja possível, sugere-se a ação de abrir e fechar o olho, para estimular a secreção lacrimal e auxiliar na remoção do cisco.

Qualquer corpo estranho que entrar no nosso olho pode causar irritação, desde poeira, ciscos, fragmentos e estilhaços. Pior de tudo é que, dependendo do jeito que você lidar com ele – da velocidade com que ele chega até o olho, do tipo de substância e até do local em que ele se localiza no globo ocular –, poderá provocar lesões. Embora um cisco no olho seja algo simples, ele merece atenção e cuidado.

Se você notar que o cisco está na pálpebra inferior, use a ponta de um cotonete ou um lenço limpo, para retirá-lo de maneira delicada. É claro que as indicações acima também valem! Mas tome cuidado, pois a dor e irritação pode ser sinal de que precisa ir ao médico. Já falamos aqui sobre dor no olho e o que pode ser. 

A sensação de desconforto e ardência pode permanecer no olho, mesmo algum tempo depois da retirada do cisco, afinal, o atrito ocasionou uma irritação, que logo mais passará. Deixar o olho fechado por algum tempo pode agilizar a melhora. Caso mesmo assim persista consulte um médico, pois pode ser um sintoma de conjuntivite. 

Cisco no olho pode ser emergência médica

Certas situações podem necessitar de atendimento médico,para evitar quaisquer prejuízos em relação à sua visão e à saúde do seu olho. São elas:

Nunca tente tirar um cisco do olho coçando-o, pois isso poderá arranhar a córnea e causar ainda mais dor e incômodo. Não somente isso, essa atitude pode provocar uma infecção, expondo o órgão a muitos microrganismos.